Composição do vidro comum: saiba mais sobre esse material!
O vidro está presente de diversas formas em nossa vida, seja nos celulares, garrafas, janelas, telhados, entre outros, o vidro já se tornou um material essencial para nossa rotina. Por isso, dúvidas como a composição do vidro comum, detalhes sobre sua fabricação e formas de usá-lo podem surgir por aí. Por isso, neste texto trazemos algumas informações essenciais sobre a omposição do vidro comum. Confira!
Como é a composição vidro e seu processo de fabricação?
O vidro comum, que conhecemos e lidamos todos os dias, surgiu a muito tempo atrás com a observação de ações da natureza, que produzia a composição do vidro comum de forma orgânica. Desta forma a areia, junto com outros compostos já existentes, ao receberem o calor intenso do sol ou de da erupção de um vulcão, por exemplo, se transformava em vidro. Atualmente a composição do vidro comum ganhou alguns ingredientes a mais e um processo mais otimizado de fabricação. As composições do vidro comum, são:
- Areia;
- Corantes ou descorantes;
- Barrilha (carbonato de sódio);
- Alumina (óxido de alumínio);
- Calcário.
A união desses ingredientes exposta a intensas temperaturas, transforma tudo isso em uma massa quase líquida, que pode ser formatada como quiser. Depois ela passa por um processo lento de resfriamento, para que fique com o aspecto do vidro que conhecemos. Simples, a composição do vidro comum permite que esse material seja feito para a criação de diversos objetos, que vão de acordo com a imaginação.
É o caso do vidro usado na decoração, que mistura formas e cores únicas para criar peças únicas. A forma de resfriamento também pode impactar no tipo de vidro, por exemplo, o vidro temperado recebe diferentes intensidades de calor e frio, para que o vidro fique mais rígido. Desta forma ele ganha mais resistência as ações do dia a dia.
Benefícios desse material
A composição do vidro comum, não permite criar apenas um material versátil para diferentes situações, ela também tem como principal vantagem a possibilidade de reutilização. O vidro é uma dos únicos materiais que pode ser cem porcento reciclado.
Assim, uma garrafa quebrada pode ser processada até virar o pó da composição do vidro comum e formar outras garrafas, isso sempre que possível. Desta forma, que permite o aproveitamento da luz, que valoriza a decoração e que guarda a nossa comida, também faz bem ao ambiente. E aí, se surpreendeu como uma simples composição do vidro comum pode ser tão versátil?