Corrimão de madeira para varanda: regras e modelos
Sacadas e varandas são ambientes conhecidos por reunirem as pessoas. Além disso, a existência desses espaços proporcionam uma circulação de ar melhorada e uma abertura maior para incidência de luz natural. Mas, como todas as partes, sejam desníveis ou escadas, é preciso cuidar da segurança das pessoas que ali transitam. Uma forma de assegurar a proteção e também de conferir uma estética ao ambiente é com a instalação de corrimão de madeira para varanda.
Contudo, a aplicação da peça deve seguir algumas normas. Entre elas estão a exigência de uma altura do piso até o corrimão, que deve estar entre 80 a 92 centímetros. Se o corrimão fosse de parede, mais uma regra seria necessária: a da distância entre o apoio e a parede. Internamente, seria necessário um vão de 4 centímetros, enquanto em áreas externas esse número subiria para 10 centímetros.
Por se tratar de uma varanda, o recomendado é o seguimento da ideia de guarda corpo. O guarda corpo é também uma medida de proteção dos usuários, mas possui uma norma diferente, demandando que o guarda corpo tenha um mínimo de 1 metro de altura.
Benefícios do modelo
O corrimão de madeira para varanda é uma opção clássica. Quando o material é utilizado sozinho, sem a mistura com outros materiais, o espaço ganha um aspecto rústico e intimista.
Esses são alguns benefícios gerais que são conquistados a partir da aplicação do corrimão de madeira para varanda:
- Segurança aumenta, eliminando riscos de quedas e lesões;
- Valorização do imóvel no mercado;
- Variedade de materiais disponíveis;
- Corrimão integrado à decoração do ambiente.
Como combinar com outros materiais
O corrimão de madeira para varanda quando não usado apenas com esse tipo de material, pode ser harmonizado com guarda corpos de elementos que entram em conformidade com seu estilo e atribuem uma beleza maior.
Dois deles são o vidro e o inox. Ambos possuem um aspecto frio e entram em contraste com o calor da madeira. No entanto, eles atribuem ao ambiente uma sensação de aconchego e conforto. O vidro por ser aplicado em placas possui uma outra vantagem: a amplitude do plano de visão, permitindo a vista da paisagem de fora. A melhor escolha pelo corrimão de madeira para varanda será feita entre cliente e designer ou arquiteto de um projeto para a casa.