Corrimão de sacada: qual a melhor aplicação?
A sacada é um lugar de contemplação e de reunião de pessoas. Dessa forma, é preciso que ela receba o melhor dos cuidados para que seja um ambiente receptivo e convidativo, sem perder as principais características que a fazem ser tão desejadas em uma casa. Uma medida é dar atenção para o corrimão da sacada que proporciona toda uma nova cara para o local. A sua aplicação também confere alguns benefícios gerais:
- O corrimão, ou guarda corpo, evita os riscos de quedas;
- Os imóveis com um corrimão de sacada harmonioso são mais valorizados no mercado;
- Variedade de modelos para cada projeto arquitetônico;
- A aplicação da proteção também auxilia na decoração do ambiente.
Corrimão de vidro
Funcionando esteticamente bem tanto em interiores quanto em exteriores, um dos modelos mais concorridos para ser corrimão de sacada é aquele composto de vidro. Isso porque o material possui uma alta capacidade de harmonização com todos os ambientes e proporciona uma amplitude limpa do olhar, o que não seria possível com barras. Esse tipo, no entanto, impede a passagem do ar.
O vidro possui duas versões a serem escolhidas: temperado ou laminado. A técnica do temperado coloca o vidro em um processo químico que o fortalece em até cinco vezes a mais que o comum. O vidro laminado, no entanto, é tão resistente quanto. Ele é feito com duas placas de vidro unidas no meio por um filme de resina ou PVB. Essa película confere mais resistência e é o seu diferencial: caso as placas sejam quebradas, os cacos não se estilhaçam, ficando fixados nela.
Corrimão de ferro
O mais utilizado em áreas externas é o corrimão de sacada de ferro. Ele é o principal modelo por ser aquele que faz a integração entre ambientes distintos, inclusive em passarelas. A sua maior vantagem está na abertura para que a luz seja irradiada e que permita também a circulação do ar.
O corrimão de sacada de ferro precisa de um cuidado especial para que não seja corroído pela incidência dos efeitos do tempo. Esse tipo é muito maleável e permite que seja feito em diferentes formatos, especialmente em ferro fundido, sofisticando-o ou deixando mais simples.