Como é o processo de cortar vidro?
É muito comum ver vidro em diferentes formatos, até mesmo fora do padrão quadrado, redondo ou retangular, para atender os propósitos da decoração e do gosto do cliente. Nas vidraçarias é bem comum vermos alguns aparelhos diferentes para cortar vidro, mas você sabe como eles funcionam e quais os seus nomes? Esse é um trabalho bem minucioso e que demanda profissionais qualificados e equipamentos de segurança, pois eles podem soltar algum tipo de resíduo danoso a nossa saúde.
Instrumentos para cortar vidro
Nem todos os vidros podem ser cortados, os vidros de segurança, como o temperado, precisam receber o corte antes de serem temperados. Além de não cortar vidro temperado, a ferramenta pode se desgastar e estragar. Os vidros que podem ser cortados são os comuns, lisos e impressos, coloridos, refletivos, espelhos e laminados com 2 vidros. E antes de começar a cortar, é preciso ter o equipamento e o local correto para realizar o procedimento de cortar vidro.
- A mesa de corte precisa ser maior que a placa e ser totalmente plana para não interferir no corte;
- Um dos instrumentos para cortar vidro mais comuns é o com ponta diamantada. Ele é capaz de cortar vidro de espessuras de até 10mm. Durante sua vida útil, corta até 10kg;
- Outro cortador de vidro é o de rolo, formado por cobalto e tungstênio. Podem ter de 4 a 6 rolos e cortar vidros de até 7mm;
- Existe também o cortador circular com disco de tungstênio e cortam até 10mm de espessura;
- Para cortar o vidro é necessário utilizar lubrificantes e nem todos eles possuem o reservatório. Os mais comuns são óleo e querosene.
Não se arrisque ao cortar vidros
Apesar de vários tutoriais na internet mostrando como cortar vidro com vários materiais diferentes. Porém, não é recomendado cortar vidro em casa, devido aos perigos de cacos formados que podem causar feridas perigosas: eles podem se partir em diversas partes e formar poeira, que se ingerida ou aspirada por alguém, é necessário ir ao médico com urgência. Por isso, se precisar de um vidro cortado ou uma peça sob medida, sempre peça a um vidraceiro para realizar esse trabalho.