Cortina porta de vidro: como pode ser feita?
Por ser um material translúcido, o vidro é procurado incansavelmente para ampliar alguns aspectos físicos de ambientes. Entre eles estão o aumento da luminosidade natural nos quartos. Mas não são todos os momentos em que esse atributo será feito. Para tanto, designer de interiores costumam recomendar a aplicação de cortina porta de vidro, que tem como objetivo fazer a decoração do local, mas de também evitar que a luz seja um fator de incômodo.
Vantagens da porta de vidro
Existem muitos motivos para que a porta de vidro seja uma opção para a substituição das portas comuns. Essa troca propicia algumas vantagens em relação a esse tipo tradicional, tais como:
- Durabilidade: dependendo da qualidade do vidro, ele consegue ter uma resistência maior que portas de alumínio, por exemplo;
- Amplitude: o vidro propicia que o plano de visão seja estendido, sendo possível ver o cenário além das paredes;
- Acústica: alguns modelos de vidro atuam melhor para que o som externo seja bloqueado;
- Manutenção: diferentemente da lubrificação contínua do alumínio ou da envernização da madeira, com o vidro é necessário apenas uma limpeza da superfície.
A cortina porta de vidro pode ser feita em alguns tipos do material: laminado ou temperado. O laminado é uma opção mais segura. Ele é composto por duas lâminas de vidro unidas por uma película de resina PVB, que impede que os cacos se estilhacem caso as placas sejam quebradas. Por outro lado, o vidro temperado é mais resistente. Ele passa por um processo que o fortalece em até 5 vezes mais que o vidro comum, suportando alterações de temperatura e impactos.
Tipos de cortina
A instalação da cortina porta de vidro precisa ser analisada para que se tenha o melhor resultado estético possível. Uma das ações a serem tomadas é a da aplicação da cortina em toda a parede que se encontra a porta. Isso vai garantir que o ambiente pareça maior e mais amplo. Por ter que cobrir toda a parede, se o material for o tecido, ele precisa ter um volume menor para que a visão não seja afetada. Isso também envolve nas cores: as melhores a serem usadas são as em tons mais claros.
A cortina porta de vidro pode ser usada em vários tipos. O mais tradicional é em tecido, com varões ou trilhos que dão a sustentação e a movimentação no dia a dia.
Outro tipo possível para cortina porta de vidro é o estilo persiana, seja ela de alumínio, bambu, PVC ou tecido. A persiana tem mais praticidade, especialmente as que têm abertura vertical. Se elas forem motorizadas, facilitarão ainda mais o ato de abrir e fechar.