Escada corrimão de vidro: vantagens e desvantagens
Os projetos dos interiores são sempre um desafio, tanto para arquitetos quanto designers. O confronto inicial é da necessidade de conseguir uma harmonia ao ambiente que já é recheado de influências disponibilizados em móveis, estampas e texturas dos tecidos, cores das paredes e todas as decorações. Nisso tudo, como fica a escada? Essencial para a circulação da casa, uma opção para que o espaço seja ainda mais valorizado é a escada corrimão de vidro.
Vantagens e desvantagens do modelo
O grande benefício da escada corrimão de vidro é pela versatilidade de se ter um guarda corpo desse material. Isso porque ele é um coringa dentro da composição de todo o espaço devido a sua translucidez e combina com todas as peças do local. O vidro oferece algumas outras vantagens, como:
- Modernização do ambiente;
- Aplicação única e sem intervenções futuras;
- Aumento da amplitude;
- Melhora da segurança para crianças e animais por não ter vãos e barras.
A sua maior desvantagem fica com o preço. Dependendo da quantidade e do tipo de vidro, o projeto pode ser encarecido em relação a outros materiais disponíveis como alumínio, ferro e madeira. Outra desvantagem é a preocupação com a manutenção do seu resultado estético. A limpeza, por muitas vezes pode se tornar uma batalha contínua para remoção dos resíduos que deixam a escada corrimão de vidro marcada.
Tipos de aplicação
A escada corrimão de vidro é uma opção que combina a segurança, harmonia e sofisticação com todo o espaço. A instalação do guarda corpo e corrimão antes precisam de uma análise de características físicas do ambiente, como a acústica, a incidência do sol e do peso. Com essas informações, ele pode ser fixado de duas maneiras: a botton e a solution.
O método botton utiliza o amparo das laterais da escada ou da parede para que pinos cilíndricos sejam perfurados e deem sustentação para a escada com corrimão de vidro, esses pinos de metal ficam aparentes e podem ser ajustados à decoração. Já a solution é mais discreta: são torres metálicas em forma de pinça que seguram o guarda corpo.