Descubra as curiosidades sobre fabricação de copos de vidro
Começar uma fabricação de copos de vidro pode ser um negócio lucrativo para empreendedores e empresários que tenham dinheiro para investir. Os copos de vidro são muito utilizados tanto pela indústria alimentícia quanto a de itens domésticos e decoração.
Uma das primeiras etapas que precisam ser pensadas é a definição do local de instalação da fábrica para a fabricação de copos de vidro, já que será necessário ter uma grande estrutura. Alguns dos setores que precisarão de um espaço generoso são: estoques e produção. O ideal é pensar em lugares afastados dos centros como bairros distantes ou municípios de beira de rodovia.
Fabricação de copos de vidro
O copo de vidro é um item bastante comum e o produto está presente em todas as casas e negócios. No entanto, embora os materiais em vidro sejam comuns, a prática da fabricação envolve diferentes procedimentos, para que se consiga um bom resultado.
O processo de fabricação de copos de vidro é extremamente e trabalhoso. Uma curiosidade bem interessante é que a matéria prima do copo, no caso o vidro, pode ser 100% reciclado. Além disso, você precisará também de areia, calcário e bicarbonato de sódio. Veja o que mais será necessário durante a fabricação de copos de vidro:
- Forno de alta temperatura;
- Balança de ingredientes;
- Panelões;
- Compartimentos para resfriamento.
Será necessário, inclusive, montar uma estrutura informatizada capaz de produzir os copos de uma forma automática, contanto assim com maquinário apropriada como esteiras e muito outros equipamentos.
Reciclagem do copo de vidro
Dentre as principais vantagens do vidro é o fato dele ser 100% reciclável. Durante o processo de reciclagem nas fabricação de copos de vidro, eles devem ser separados por tipo e cores. Por exemplo, as embalagens de alimentos e os copos comuns não devem ser misturados aos vidros técnicos. As cores também precisam ser separadas por tipo: âmbar, branco, translúcido, azul ou verde.
O processo de reciclagem é simples e barato: o vidro retorna às fábricas onde é lavado, triturado e os cacos são misturados com mais matéria prima e outros minerais. Para escolher uma fabricação de copos de vidro é aconselhável pesquisar sobre a referência e reputação da fábrica antes de fechar o negócio.