Saiba sobre a fabricação do vidro passo a passo
Já parou para pensar como são fabricados os itens que estão no nosso dia a dia? O vidro é um desses objetos que, de tão comum, não despertam a nossa curiosidade. A fabricação do vidro passo a passo é feito a partir de uma mistura de matérias-primas naturais. Ele foi descoberto por acaso há milhares de anos atrás. Sua verdadeira origem ainda não pode ser contada com exatidão, mas é atribuída aos antigos egípcios.
Atualmente, ele está muito presente na nossa rotina e pode ser moldado em qualquer formato, espessura e para diferentes objetivos. O vidro é uma substância sólida formada por areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes. Sua fabricação é feita em um forno muito quente com o auxílio de panelões. O vidro é obtido aquecendo a mistura a 1.700 graus celsius até que os elementos derretam, se misturem e cristalizem.
Veja as modalidades de vidro existentes
É graças ao vidro que é possível ter garrafas, copos, recipientes, lentes, monitores de TV, celulares e muitos outros itens que são extremamente úteis no nosso dia a dia e nem nos damos conta que são feitos de vidro. Veja os tipo de vidro mais comuns:
- Para embalagem;
- Vidros Plano;
- Vidros para uso doméstico;
- Fibras de vidro;
- Vidros Técnico.
Fabricação responsável do vidro
O vidro é um dos poucos materiais 100% recicláveis. Isso quer dizer que ele pode ser usado e reutilizado como matéria-prima na fabricação do vidro passo a passo. A vantagem do uso do vidro é que ele pode retroalimentar a fabricação de novas peças infinitas vezes. O melhor de tudo é que o vidro mesmo reciclado não perde qualidade ou pureza. É por isso que é muito importante que tanto as empresas que utilizam o vidro quanto os consumidores sejam informados sobre locais para descarte correto das embalagens gastas.
O processo de reciclagem é bem fácil: o vidro precisa voltar para as vidrarias para ser lavado e triturado. Depois, seus cacos são misturados com mais matéria-prima e toda a mistura é fundida para que um novo produto surja. O uso de embalagens retornáveis reduz a necessidade de fabricação do vidro passo a passo outra vez o que resulta em redução de despesas desnecessárias e diminuição da emissão de poluentes no meio ambiente.