Regras para fechamento de varanda
Para quem mora em prédios, a pequena varanda pode nem fazer muita diferença e acaba se tornando um espaço mal utilizado e até mesmo perigoso para quem possui crianças e animais. Por isso, muitas pessoas optam por fazer um fechamento de varanda com vidro, que além de manter ou aumentar a luminosidade, a área do apartamento cresce e pode ser utilizada com mais segurança.
Mas antes de contratar alguém para fazer esse serviço, é necessário saber que existem regras que precisam ser seguidas e nem sempre é possível realizar o fechamento da varanda.
Antes de acontecer o fechamento de varanda
Ganhar mais espaço, luminosidade e segurança, são pontos tentadores na hora de pensar em um fechamento da varanda, porém como o prédio é algo compartilhado e muitas vezes padronizados, existem regras a serem seguidas. Além dessas, é necessário realizar alguns testes:
- Confira se a lei do seu município permite esse tipo de modificação. Em alguns casos fechar a varanda pode gerar um aumento do IPTU. E caso desrespeitada, o morador pode pagar uma multa bem alta, além de ter que retirar o fechamento de varanda;
- Consulte o regulamento do condomínio. Veja se há alguma cláusula a respeito da padronização da fachada e converse com o síndico. Se for possível, veja se há regras a respeito do tipo de material que pode ser utilizado, tipo de porta, modelo e cor da cortina;
- O fechamento de varanda por vidro precisa respeitar a norma NBR 16259 que estabelece detalhes técnicos e de segurança;
- Para garantir segurança, o vidro utilizado no fechamento de varanda precisa passar por testes acústicos, segurança, resistência do ar, intempéries, corrosão e pancadas em um mesmo local.
Fazendo um fechamento de varanda seguro
Além de todos esses conselhos, é necessário que o profissional ou empresa escolhida ateste a segurança do material por meio do Registro de Responsabilidade Técnica, ou Anotação de Responsabilidade Técnica.
Os vidros ideais são aqueles que ao se partirem não se espalhem, mas fiquem presos à película protetora. Lembre-se, se cacos caírem do alto, mesmo que não sejam pontiagudos, podem machucar pessoas que estão transitando embaixo do edifício.
Também é recomendado realizar manutenções anuais para garantir a segurança do vidro de fechamento de varanda. Nenhuma medida é demais quando tratamos da nossa segurança, por isso atenção e sempre contrate pessoas que trabalham com esse tipo de instalação de maneira correta.