O clássico guarda corpo escada madeira
Muito presente na lateral das escadas, o guarda corpo é um item essencial para garantir a segurança de quem circula pelo local, além de somar muito positivamente na decoração.
E quem possui um espaço mais clássico ou até mais rústico pode abusar do guarda corpo escada madeira, produto que há muitos anos é encontrado em residências. Mas independente do aspecto visual, esse tipo de guarda-corpo tem ainda muitas vantagens e as principais são:
- Alta durabilidade;
- Resistência;
- Segurança;
- Baixa necessidade de manutenção.
Materiais e modelos
O guarda corpo escada madeira é confeccionado com diferentes tipos de madeiras e as mais comuns são Cumaru, Ipê, Jatobá, Cerejeira e Tauari. É essencial escolher por uma madeira de procedência, que possua certificação e que tenha uma espessura que garanta a sua rigidez.
A partir dessas matérias-primas consegue-se criar diversos modelos de guarda corpo escada madeira e os mais simples são os que possuem a madeira disposta em faixas horizontais. Porém, há ainda mais opções e atualmente já se utiliza esse material em associação com o vidro e o ferro, criando um visual muito interessante.
Outro modelo de guarda corpo escada madeira é feito com a disposição de ripas de madeira na vertical, formando uma grade. Além disso, vale saber também que é possível usar a madeira no seu tom natural ou então pintá-la, dependendo das cores presentes na decoração. Com isso, é muito fácil de encontrar esse produto no tom de branco, por exemplo.
Regras para o guarda corpo escada madeira
Vale saber que independente do material em que o guarda corpo é confeccionado a sua instalação é obrigatória em qualquer local que possua uma altura superior a 1 metro e que a sua altura mínima deve ser de 1 metro também.
Outro ponto importante é que para modelos de guarda corpo escada madeira no estilo grade a distância entre os perfis não podem passar de 11 centímetros e a sua instalação deve ser realizada com materiais firmes e em uma profundidade mínima de 9 centímetros no concreto para garantir que ele fique bem fixado e não se solte com o tempo.