Qual tampo de vidro para mesa devo escolher?
Mesas com vidro são super versáteis e dão um visual elegante e clean para o ambiente. Pode combinar com vários tipos de decoração, material do suporte (madeira, aço, plástico e etc), pode ser substituído, não mancham com o tempo é bem fácil de limpar.
Além disso, você pode ter só o pé, ou o suporte e decidir que quer um tampo de vidro para a mesa de acordo com a decoração do seu ambiente. Pode parecer que qualquer vidro serve, até mesmo aquele tempo de vidro para mesa antiga que tem aí na sua casa, mas você sabia que existem vidros próprios e resistentes para servirem como tampo de vidro para mesa?
Os tipos ideais de tampo de vidro para mesa
O vidro é um material que, se danificado, pode causar feridas e acidentes graves, por isso existe uma norma, a NBR 14488, que estabelece como tampos de vidro para mesa devem ser:
- O tampo de vidro para mesa pode ser de vidro temperado: um tipo de vidro, que após um processo de elevada temperatura, chega a ser 5 vezes mais resistente que o vidro comum;
- Vidro laminado: ele é formado por várias lâminas de vidro comum, unidas por PVB ou EVA. Se ocorrer a quebra, os estilhaços ficarão juntos em uma película de plástico, protegendo você e sua família;
- Vidro esmaltado: um vidro temperado que é aplicado uma camada de tinta;
- Vidro comum: não possui processamento e, se quebrado, gera estilhaços pontiagudos. Portanto, o mais perigoso.
A norma não estabelece a espessura exata do tampo de vidro para mesa, porém indica espessuras mínimas para tampos de acordo com o uso, tipo de vidro, tamanho e apoio.
Quero um novo tampo de vidro para mesa
Se você se interessou por tampos de vidros para mesa, converse com um vidraceiro e veja se ele está a par de todas essas informações. Tire todas as dúvidas, faça orçamentos e peça recomendações. Não escolha apenas pela beleza, se combina com a decoração da sua casa ou preço, analise a segurança que ele pode proporcionar a você e sua família.