Vidro leitoso ou vidro opalino
O vidro leitoso, também conhecido como vidro opalino, é um tipo de vidro opaco e translúcido. Podendo ser branco, ou até mesmo colorido, ele é bastante utilizado em peças decorativas de ambientes. É um tipo de vidro diferenciado que preza bastante pela privacidade, e consegue reduzir ofuscamento além de, caso venha a quebrar, evitar estilhaçamentos, o que ajuda diretamente na prevenção de acidentes e na segurança dos usuários.
Esse vidro contém dispersão de partículas com índice de refração diferentes das partículas da matriz de um vidro comum. A distribuição do tamanho e da densidade das partículas são as que controlam o efeito do vidro, chegando a ser branco, ou até mesmo um pouco mais colorido. É possível vê-lo um pouco azul se observá-lo pela lateral, e vermelho-laranja na passagem de luz.
Diferentes tipos de vidro além do vidro leitoso
O mercado vidraceiro é amplo, fornecendo diversos tipos de vidros que conseguem causar os mais variados efeitos. O vidro leitoso é diferenciado, e oferece um resultado único. Segue abaixo uma listagem com outros vidros que causam efeitos únicos ao ambiente.
- Vidro acidado;
- Vidro jateado;
- Vidro temperado;
- Vidro colorido.
O vidro acidado oferece um efeito esbranquiçado à ele, diversificando suas possibilidades estéticas. Ele é bastante usado em divisórias, deixando o ambiente extremamente elegante. O vidro jateado possui uma técnica diferente para ser feito, consistindo em lançar grãos de areia contra o vidro em alta velocidade, causando minúsculas lascas no vidro, e tornando-o opaco. Seu resultado traz uma boa privacidade ao ambiente, podendo ser feito à partir de vidros comuns ou temperados.
O vidro temperado é fabricado à partir do vidro float (vidro comum), e mantém todas suas características principais de transparência, coloração, paralelismo nas faces, e etc. Seu diferencial é que ele consegue ser 5 vezes mais resistente e forte do que o vidro comum. O vidro colorido é bastante usado para decorações. Sua coloração é feita por uma pistola que aplica a tinta por toda a extensão do vidro. Ele é feito com vidros temperados, mas é necessário que a coloração seja feita antes dele passar pelo processo de têmpera.
Arquitetura
O vidro leitoso possui muitas características arquitetônicas. Isso ocorre quando um dos fins subjacentes mostra a informação gráfica. Ele é fabricado e usado em peças originais ou reproduções de peças populares pois é bastante vendido por colecionadores, que prezam bastante por esse tipo de vidro.