Vidro para cobertura
O vidro para cobertura é extremamente funcional, já que protege os ambientes do sol, de ventos e da chuva, com a vantagem de ter um visual muito elegante e sofisticado. Além disso, o uso de vidro para cobertura permite a entrada de luz natural, deixando o local iluminado sem a necessidade do uso de lâmpadas, economizando energia.
Esse telhado de vidro também permite o melhor aproveitamento da área já que mesmo com chuva ou frio pode ser usado, já que está protegido. Porém, para que o vidro para cobertura seja seguro ele deve ser fabricado e instalado seguindo a NBR 7199 da ABNT que se refere ao uso de vidros na construção civil. A norma recomenda tanto como calcular a espessura correta para o vidro como o tipo de vidro indicado para sua fabricação.
Onde usar vidro para cobertura
O vidro para cobertura deve ser laminado, temperado ou aramado. Ambos são considerados vidros de segurança e são bastante resistente à impactos, choques-térmicos, chuva, ventos fortes, sol, sem que se danifiquem podendo durar por muitos anos com a mesma beleza. A cobertura de vidro pode ser fabricada com o uso de vidro combinado a outros materiais, como o aço inox, a madeira e o alumínio. O vidro para cobertura pode ser fixo ou retrátil e usado em diversas áreas externas, como:
- Passarelas;
- Terraços;
- Varandas e sacadas;
- Coberturas de prédios;
- Piscinas;
- Jardins;
- Quintais.
Vidro para cobertura com segurança garantida
O vidro para cobertura indicado pela ABNT é o laminado ou o aramado. O primeiro possui uma película PVB que tem proteção solar e oferece isolamento térmico e acústico. Em caso de quebra esse vidro se estilhaça em pequenos pedaços que ficam presos nessa película e evitam acidentes.
O segundo possui uma rede metálica de malha quadriculada que segura os cacos de vidro em caso de quebra. O vidro aramado é um dos mais antigos do mercado, já o laminado é um vidro mais moderno que consegue ser liso e ter uma boa transparência por dispensar a malha de aço do aramado e usar a película de PVB. Os dois vidros são considerados vidros de segurança e para redobrar essa segurança, podem ser temperados em sua fabricação, ficando cinco vezes mais duros e resistentes a choques-térmicos e impactos em relação ao vidro comum.